QUAL É A COR DA SUA EMPRESA?
Não é de hoje que estudiosos alegam que as cores afetam diretamente o comportamento, a atenção e a capacidade de inovação das pessoas.
Há pesquisas que demonstram o quanto o ser humano é influenciado em suas escolhas diárias através do estímulo oferecido pelas cores, que podem transmitir sensações como tranquilidade, fome, frio, sede, entre tantas outras.
E o poder das cores parece não parar por aí. Grandes empresas investem cada vez mais em pesquisas para acertar em cheio o desejo do seu cliente, seja através de uma combinação de vermelho e amarelo para uma franquia de fast food – transmitindo a ideia da fome voraz e a urgência, ou seja no elegante cinza com branco e prata para representar uma marca de joias – com refinamento, delicadeza e luxo.
Então se as cores podem realmente influenciar os clientes de grandes empresas, por que não utilizar combinações que transmitam os valores dos pequenos negócios?
Comece identificando o seu público-alvo: homens, mulheres, crianças, adultos, idosos, gestantes? Classe A, B, C, D, E? Quais os hábitos de compra dessas pessoas? Depois pense nos valores que a sua empresa quer transmitir através da oferta de produtos/serviços: segurança, modernidade, luxo, praticidade, jovialidade, bem estar, diversão, saúde ou algum outro? Procure identificar tudo aquilo que deseja transmitir ao consumidor, mas lembre-se sempre: o FOCO de qualquer negócio é o CLIENTE.
Agora confira algumas dicas e tente adequar à realidade do seu negócio, as cores mais adequadas. Vale lembrar que as cores podem ser usadas não só na marca da empresa e em seu material de divulgação, mas em diferentes tonalidades também em móveis, paredes, objetos de decoração, entre outros.
CORES E SENSAÇÕES
AMARELO: Otimista e jovem, desperta, traz leveza, descontração e otimismo. Simboliza criatividade e alegria e é usada para prender a atenção. Bastante vista em empresas do ramo alimentício e em negócios voltados para o público infantil;
VERMELHO: Energia, calor, ativa e estimula. Significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança. Aumenta a frequência cardíaca, cria a sensação de urgência e é muito visto em lojas de lingeries, sex shop e também em liquidações;
AZUL: Segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranquilidade. O azul é bastante utilizado por terapeutas, em sites de bancos e negócios e também em empresas conservadoras, como escritórios de advocacia;
VERDE: Associado com a riqueza é a cor que os olhos processam como mais facilidade. Simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude, lembra a natureza. Usado para ajudar no relaxamento em lojas e bastante presente em clínicas e planos de saúde;
LARANJA: Agressivo. Além de significar movimento, espontaneidade, tolerância e gentileza, é uma cor estimulante. Cria o apelo à ação (call to action) para inscrições, compras e vendas;
PINK: Romântico e Feminino. Significa sensualidade, beleza. Usado para divulgar produtos para mulheres e adolescentes;
PRETO: Poderoso e luxuoso. Permite a auto-análise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério. Usado para divulgar produtos de luxo;
PÚRPURA: Usado para acalmar e tranquilizar. Significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito. Muito visto em produtos de beleza e anti-idade.
Agora é só colocar em prática, boa sorte e sucesso!
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