Ter uma ideia de negócio é fácil.
Mas ter uma ideia de negócio, colocá-la em prática e empreender, não é tão fácil.
Transformar a ideia em sucesso, então, mais difícil ainda.
Mas e se você pudesse “adivinhar” um caminho promissor a seguir para investir seus esforços e ter sua empresa, facilitaria a sua vida? Se a resposta foi sim, acompanhe as principais tendências de mercado mostradas em pesquisas e citadas pelos gurus do marketing atualmente:
MERCADO PET
Já está em alta há um bom tempo, mas a tendência é cada vez mais valorizar este tipo de serviço. As famílias brasileiras estão diminuindo, acompanhamos isso facilmente nos dados do IBGE. Cada vez menos filhos e mais animais de estimação, que agora são tratados como membros da família, com todos os direitos a conforto, cama, mesa e banho. Mas não basta abrir um Pet Shop no bairro e acreditar que o sucesso está garantido, pois a concorrência é cada vez maior. O “pulo do gato” está em ofertar serviços personalizados, diferenciados. Hoje, por exemplo, alguns estabelecimentos já oferecem a opção de hospedagem “creche”, para que os donos possam deixar seus bichinhos em alguns períodos e dias convivendo com outros animais, brincando, participando de atividades diversas e se socializando melhor. Assim como as creches convencionais, o dono busca o animalzinho no fim do dia e leva de volta para a casa. Segundo quem experimenta a creche, diminui a ansiedade (principalmente dos cães mais agitados), deixa o animal mais feliz e tranquilo. Exagero? Melhor rever seus conceitos.
MELHOR IDADE
Dentro de poucos anos, os idosos serão maioria no Brasil. Mas engana-se quem pensa em idosos como incapazes, doentes, limitados. A população está envelhecendo com saúde, vigor, disposição, graças aos avanços da medicina e das terapias complementares. Chegar a quarta idade, por volta dos 80 anos, será cada vez mais comum. Quem souber aproveitar este novo consumidor, experiente, independente, ansioso por novidades, adepto a tecnologia, viagens, estudos, terá o mundo em suas mãos.
LGBT
Ou, como antes conhecido, GLS.
Empreendedores antenados já se voltam a este público. Geralmente com bom poder aquisitivo, independentes, inteligentes e divertidos, buscam novas experiências com viagens, gastronomia, espetáculos, eventos diversos. São exigentes, por isso quem pretende se dedicar a este mercado precisa estar sempre atento aos detalhes. Já surgem estabelecimentos para atender este público específico, como hotéis e pousadas, mas muito ainda pode ser planejado e executado, basta ter criatividade!
QUALIDADE DE VIDA: Terapias Alternativas
Antes, esperava-se a doença aparecer para então buscar ajuda médica. Os aparelhos de diagnósticos/exames, super sofisticados, eram uma garantia de que o melhor estava sendo feito pela cura. Tantos avanços com o surgimento de potentes antibióticos e outros medicamentos, deixavam as pessoas confortadas por sempre terem uma opção a mais de fugir da doença.
Hoje, e cada vez mais daqui em diante, as pessoas estarão voltadas para a prevenção e constante equilíbrio.
Chegamos num ponto onde a correria do dia a dia, cobrança excessiva, excesso de atividades, ansiedade, estresse, violência e trânsito elevaram a depressão ao status “mal do século”. E, a partir disso, tantas outras patologias. Chegou a hora de parar, há uma busca crescente pelas terapias alternativas como fontes de saúde e bem estar constantes. Massagens, acupuntura, aromas, cores, sons, reiki, cada pessoa com a sua preferência, em busca do seu equilíbrio. Equilíbrio este que previne doenças, que afasta a ansiedade e permite uma vida mais plena e feliz. Aliado as terapias, alimentação saudável, exercícios físicos. E quem duvida que cada vez mais será preciso harmonizar-se?
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Cláudia Mello – claudia@cmarketing.com.br
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