De fato, o Facebook é uma maravilhosa ferramenta de marketing para micro e pequenas empresas.
Mas só se souber usar!
1. Se você mantém um PERFIL no Facebook para divulgar sua empresa, com logotipo, nome comercial, postagens sobre produtos e promoções, muito cuidado! O Facebook criou as Fan Pages para isso e determina que perfil é apenas para uso pessoal. A qualquer momento o perfil da sua empresa pode simplesmente ser banido da rede e você nunca mais conseguir recuperar. Faça a página da empresa, caso ainda não tenha, e mantenha os contatos comerciais apenas por lá. O esforço para destacar a sua empresa no Facebook precisa ser focado na página, não no perfil, até porque a Fan Page é preparada para isso.
2. Não basta estar nas redes sociais, é preciso viver as redes sociais. Se não vai gerar conteúdo diariamente, melhor que não esteja por lá. E se gerar conteúdo diariamente para você é compartilhar mensagens fofinhas, de auto-ajuda, ou animaizinhos dando bom dia, você não só está perdendo seu precioso tempo, como certamente está perdendo de gerar negócios e dinheiro para a sua empresa. Ah, mas as pessoas pessoas curtem, compartilham, comentam as mensagens fofinhas, por isso você continua fazendo? Ok, então me diga quantas vendas foram geradas de todas essas curtidas? Reflita 🙂
3. O Facebook induz qualquer pessoa a acreditar que é muito fácil promover uma publicação ou fazer um anúncio para conquistar mais fãs para a Fan Page da empresa. Criar e colocar o anúncio no ar é fácil mesmo, o problema é ser sabotado pelas configurações automáticas que acabam fazendo quem investe nesse tipo de ação perder muito dinheiro, até porque até o momento só é possível anunciar se a forma de pagamento for cartão de crédito (ou Paypal, o que dá no mesmo). Para empreendedores leigos, ou que delegam esta função a alguém sem muita experiência em Facebook Marketing, é comum arriscar sem acompanhar métricas. Qualquer dúzia de novas curtidas parece um resultado maravilhoso, mas o que poucos sabem é que é possível otimizar uma campanha, obtendo muito mais resultados (de acordo com o objetivo da ação) com menos investimento, testando, ajustando, acompanhando de perto os relatórios.
Resumo disso tudo: Sabendo usar, o Face pode trazer resultados maravilhosos para pequenos negócios. Mas é preciso atenção e cuidado, para não transformar vinho em água.
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Cláudia Mello – claudia@cmarketing.com.br
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