Nesta época do ano percebemos claramente o que significa a tal sazonalidade nas vendas. Está chegando a Páscoa, período de corrida maluca por chocolates. Para atender essa demanda, as fábricas trabalharam a todo vapor nos últimos meses, aumentaram o número de colaboradores e investiram na produção de ovos diferenciados. Ou você já viu duas Páscoas com os mesmos ovos, sem nenhum lançamento? Pois bem, agora é a hora de lucrar!
Acabou a Páscoa, hora do desespero. Assim como para quem vende sorvetes e moda praia no verão, flores em datas comemorativas, serviços de estética quando a temperatura começa a subir, a sazonalidade representa, geralmente, uma queda brusca nas vendas, o que reflete no faturamento e dia a dia da empresa. Se você tem um pequeno negócio e sofre com a sazonalidade do seu produto ou serviço, confira estas dicas:
1. Aposte no relacionamento
Desenvolver um bom relacionamento com os clientes é fundamental para tentar minimizar os impactos. Fazer uso, por exemplo, de e-mail marketing semanal pode ajudar a aquecer vendas em períodos de baixa. Definir o perfil dos clientes também faz a diferença nos pequenos negócios. Eleja seus defensores e ofereça algo em troca de uma força na divulgação e indicações durante este período. Vale contato pessoal, parceria nas redes sociais, blogs e tudo mais.
2. Faça promoções
Boas promoções, com vantagens reais de preço ou de prazo, podem turbinar os negócios. Promoções especiais no aniversário do cliente impulsionam funcionam muito bem. Que tal ofertar 15% de desconto para o aniversariante do dia via SMS ou e-mail?
3. Incremente as prateleiras
Acrescente itens novos ao mix de produtos que permitam ampliar a atuação do negócio. Para o caso da sorveteria que precisa sobreviver ao inverno, por exemplo, uma boa ideia é comercializar lanches no mesmo espaço.
4. Inove
Se o cliente não vem até você, vá até ele. Algumas lojas montam quiosques ou unidades móveis para atender o cliente. Mas o ecommerce também pode ser considerado uma solução simples e bacana, dependendo do tipo de empresa. Investir no comércio virtual requer dedicação, relacionamento com os clientes e boas ações de marketing. Mas acredite, com um bom mix de produtos, vale a pena arriscar.
5. Planeje e seja prudente
Fazer uma reserva financeira, aumentar o capital de giro e diminuir a despesa nestes momentos de sazonalidade são atitudes que, certamente, farão a diferença até que os tempos de bonança voltem.
Cláudia Mello – claudia@cmarketing.com.br