A falta de clientes ainda é citada como uma das cinco razões para as falências de micro e pequenas empresas, mas por que isso acontece? Muitas empresas, principalmente nos primeiros anos de existência, buscam novos clientes e esquecem de fidelizar os já existentes. Isso é um erro grave!
A fidelização do cliente é muito importante para os empreendedores que querem crescer e ter o nome bem citado no boca a boca.
Hoje em dia o consumidor segue opiniões dos familiares, amigos e de vários desconhecidos na internet. Não basta oferecer maior qualidade, menor preço e prazo de entrega. É preciso reunir tudo isso e ainda prestar total suporte em caso de dúvidas e problemas. Pensando assim, uma das maiores vantagens da microempresa é largar na frente em termos de atendimento personalizado.
Esteja junto do cliente desde a ideia de compra até muito depois da sua realização. Com os novos hábitos de consumo, dificilmente o cliente volta às empresas que sequer lembram-se de sua existência ou possuem um péssimo atendimento. É importante criar estratégias para conquistá-los e retê-los, ou seja, saber manter clientes felizes com a empresa e como resultado ganhar novos e bons clientes por recomendação dos mais antigos. Fidelizar clientes tem baixo investimento e ótimos resultados.
Busque encantar o cliente constantemente e não apenas quando o cliente começar a reclamar!
Imagem: Creative Commons/Flickr/flossyflotsam.