Semana passada comentamos aqui no blog da CMarketing sobre a importância do pequeno empreendedor fidelizar os clientes e saber como conquistá-los através do atendimento personalizado.
Partindo da ideia de que uma das principais vantagens do pequeno empreendedor é justamente a possibilidade de atrair a atenção dos clientes pelo cuidado no atendimento, buscando inicialmente qualidade em vez de quantidade, basta olhar as redes sociais para descobrir que esse princípio também pode ser aplicado nesse meio.
Não adianta, a sua empresa precisa estar na internet para existir. É nela que os seus clientes pesquisarão os seus produtos, serviços e a sua reputação. Mesmo que você não esteja presente nas redes sociais, tenha site ou blog, seus clientes estarão falando de você. É muito importante monitorar o comportamento do consumidor, saber o que ele fala e o mais importante: INTERAGIR DE FORMA POSITIVA.
E é interagindo e mostrando soluções práticas e rápidas que é possível conquistar e fidelizar seus clientes na internet e converter isso em recomendações de amigos e amigos dos amigos. As redes sociais servem principalmente para quebrar a barreira que normalmente existe entre cliente e empresa ou produto e serviço e, se bem administradas, podem trazer ótimos resultados.
Portanto, nota-se que estar na internet e interagir com os usuários também é uma das vantagens das pequenas empresas. Comece desde muito cedo a conversar com o seu cliente, mostrar soluções e um posicionamento de compromisso. Seja parceiro do seu cliente.
Esse é um dos pontos que até as grandes empresas precisam focar, mas muitas vezes acabam esquecendo-se de pôr em prática. Está aí a oportunidade para pequenas empresas largarem na frente, mas lembre-se: não adianta estar na internet e não ter presença. Interaja, crie conteúdo e mostre soluções. Só assim a sua empresa será vista positivamente.
Imagem: Creative Commons/flickr/mkhmarketing.