Você sabia que a vitrine pode ajudar a dobrar as vendas da sua loja?
Pense comigo…
Se hoje com a grande oferta de produtos e facilidade de compras pela internet as pessoas ainda frequentam lojas físicas, é porque fazem questão de viver uma experiência diferenciada. Tocar e experimentar o produto, poder escolher cores e sabores, ter uma consultoria especializada sobre aquele item, tudo isso se tornam atrativos a mais em relação a um e-commerce e com certeza fazem diferença na decisão de compra. Mas para que alguém tenha essa experiência na sua loja, é preciso tomar a primeira decisão: passar pela porta. É aí que uma vitrine bem planejada se torna aliada do negócio na hora da captação de clientes e uma valiosa ferramenta de marketing.
Confira 5 dicas para atrair seu cliente pela vitrine:
1. Definição do tema e padrão visual
Antes de qualquer coisa, marque o vidro com uma fita na altura dos olhos das pessoas. Você deve utilizar alguns itens suspensos no teto e outros na base, mas os produtos principais devem estar expostos na altura média dos olhos do consumidor. Feito isso, defina um tema, como verão/inverno, datas temáticas (dia das mães, natal) e, a partir do tema, selecione as cores. A dica é utilizar no máximo 3 cores para compor a vitrine, sempre harmonizando tons e lembrando que a decoração da vitrine é um plus, deve encantar, atrair, mas quem precisa estar em destaque para a venda é o produto. Você pode utilizar cores fortes, como vermelho, em liquidações, cores neutras em vitrines para o público masculino, tons pasteis em lojas para bebês, minimalismo com branco/preto para produtos de luxo e assim por diante. Mas pode ousar, reinventar, sempre que quiser, o importante é ter bom sendo e usar as cores com harmonia.
2. Organização, limpeza e foco
Pode ser a dica mais óbvia, mas é a mais importante. Manter a vitrine limpa, sem poeira, sem marcas de dedos no vidro e nos produtos, é fundamental. Erra quem acredita que a vitrine deve ser um grande expositor, local onde os produtos devem estar dispostos em abundância, dando a impressão de variedade que o cliente vai encontrar ao adentrar no estabelecimento. Os produtos expostos nessa área tão nobre precisam ser cuidadosamente escolhidos. No caso de roupas, aquelas que são referências da estação, com preços mais vantajosos ou ainda as melhores peças do estoque. No caso de eletrônicos, por exemplo, promoções e lançamentos sempre merecem destaque e chamam atenção do público. Você deve entender os hábitos do seu consumidor para acertar em cheio nos destaques da vitrine. Afinal, nem sempre o que você gostaria de ver exposto ali é necessariamente o que atrai o cliente da sua loja e facilita esse despertar do interesse pela compra. Sempre deixe espaços de respiro na vitrine, ou seja, espaços, para que haja conforto visual durante a apreciação, sem poluição e excessos que dispersam, ao invés de atrair.
3. Iluminação
Um iluminação adequada é fundamental para que a vitrine seja destacada. Planeje focos de luz que valorize os produtos da vitrine, sempre cuidando para que não formem sombras. Faça testes com diferentes tipos e cores de lâmpada até encontrar a que melhor valoriza a sua vitrine. E sempre tenha atenção em relação as lâmpadas, evite deixá-las queimadas ou faltando em algum ponto da loja.
4. Novidades
Atualizar a vitrine é fundamental para mantê-la atrativa, colocando sempre à disposição as novidades da loja. Há quem diga que a atualização semanal é a mais indicada, mas isso varia para mais ou menos conforme o fluxo de pessoas que circulam no local. Quanto mais pessoas circularem e tiverem acesso, mais essa atualização deve ser feita.
5. Surpreenda
Pesquise na internet, em revistas, viaje, visite outras lojas. Tudo que for inspiração para uma nova vitrine deve ser anotado e arquivado. Com uma boa rede de fornecedores e boas ideias, que diminuem consideravelmente os custos desse tipo de produção, é possível sempre reinventar a vitrine e oferecer algo novo aos clientes. Utilize materiais, cores e objetos de decoração diferentes a cada montagem, depois reutilize os itens, variando entre si e com novas composições para formar um novo tema. Vale objetos curiosos, ambientações especiais, manequins em posições inusitadas, enfim, o céu é o limite. Pesquise sempre para ter boas ideias que possa ser usadas no espaço da loja e fique sempre atento(a) quanto a reação do consumidor. Inevitavelmente algumas vitrines irão se destacar, aumentando o interesse do cliente e as vendas, em relação a outras. Reflita para identificar quais elementos promovem essa preferência, e então direcione suas ideias para novas criações.
Abaixo algumas fotos de belas vitrines que podem ilustrar este post.
Cláudia Mello – claudia@cmarketing.com.br