Aquele esteriótipo da vovozinha que passava seus dias assistindo televisão em casa de meias e chinelinho, controlando os vários remédios que precisava tomar, usando bengala e tomando sopinha, parece estar com os dias contados.
O aumento da expectativa de vida, com qualidade, já é real. Idosos ativos, saudáveis e cada vez mais antenados e adaptados as novas tecnologias, formam um grupo especial para quem busca novas oportunidades de negócio.
Uma recente pesquisa afirmou que 66% DOS IDOSOS BRASILEIROS USAM A INTERNET.
45% dos que tem mais de 60 anos faz compras online.
Quer mais? O Facebook é a rede social mais acessada por eles!
Já outra pesquisa buscou identificar O QUE O IDOSO BUSCA NA INTERNET, que é vista como um espaço importante de interação que pode minimizar a exclusão social e a solidão. Os fatores mais relatados, foram:
– Aumentar as relações sociais por meio das salas de bate-papo;
– Busca de novas amizades;
– Trocas de receitas e outros conteúdos;
– Namorar;
– Momentos de descontração;
– Melhoria da autoestima.
É ou não é um consumidor especial, que pode transformar ideias em novas empresas?
Já estamos acompanhando o crescimento nas ofertas de franquias que prestam serviços especializados aos idosos, mas será que eles querem apenas saúde e repouso?
Agências de viagens especializadas na melhor idade também já são realidade. Além de fisicamente muito mais ativos, o poder aquisitivo dos idosos é outro fator importante. Grande parcela ainda continua como chefes de família, tendo sua renda comprometida com as despesas domésticas, mas tem se mostrado crescente aqueles que, com os filhos e netos encaminhados, voltam a investir em si, realizar sonhos, cuidar da aparência, buscando a socialização através de grupos com interesses em comuns e até retomando a descoberta da sexualidade. Ou seja, há ainda um amplo mercado de produtos e serviços em aberto para ser explorado nos próximos aos, que atenda essa demanda cada vez maior.
Mas vale lembrar que aquele esteriótipo de vovozinha não mudou apenas na aparência, a ingenuidade típica dos nossos idosos de antigamente também não se faz mais tão presente. Estão cada vez mais exigentes, e com acesso a informação e com seus direitos assegurados, vai entrar para ficar neste mercado promissor o empreendedor que entender a necessidade de acolhimento, carinho, atenção e, principalmente, qualidade que a turma da melhor idade começa a buscar para a sua vida.
Fontes: http://goo.gl/EdmQJq e http://goo.gl/6Un1FU
CMARKETING
Construindo estratégias vencedoras para pequenas empresas.
contato@cmarketing.com.br